domingo, 27 de julho de 2008

Meu Sertão

A educação de um povo é o principal fator para o seu desenvolvimento social e econômico. Hoje quase todas as pessoas sensatas acreditam nisso. Até as que são literalmente analfabetas reconhecem o valor da educação escolar. Mas o que me deixa verdadeiramente indignada é o fato de que, os responsáveis direto pelas políticas públicas educacionais em nosso município, não sabem ou não querem conhecer o real valor da educação para os cidadãos. Ou se sabem, estão fazendo o povo de trouxa. Enganando as crianças e seus familiares, construindo escolas de faixada, que não ofercem as menores condições de aprendizado. Eu tenho muita pena das crianças deste município, vítimas da negligência e da irresponsabilidade política educacional reinante entre os gestores direto da educação local. Também tenho vergonha do nível intelectual da maioria dos educadores que atuam nas escolas no momento atual. O pior é que não se pode fazer nada para alterar o quadro deplorável dessa realidade. Pois todas as decisões giram em torno dos interesses políticos de alguns indivíviduos que se utilizam do poder para manipular tudo em benefício próprio. E perseguir qualquer pessoa que resolva interferir, até mesmo aos representantes legais da categoria profissional do magistério. Deixando os reais interesses sociais e educacionais relegados e marginalizados. É realmente lamentável, que uma cidade com meio século de existência ainda não tenha consiguido o mínimo necessário ao desenvolvimento dos seus cidadãos, que é uma boa qualidade na educação. Pois a última pesquisa divulgada sobre avaliação do nível de escolarização, em todos os municípios do estado do Ceará, Senador Sá ficou em último lugar. Não é mesmo uma vergonha? Vamos lá, cidadãos senadosaenses, vê se acordam enquanto é tempo. Vamos lá, "ensinadores", vê se aprendem um pouco do que ensinam. E assumem uma postura mais dígna da função de exercem. Se alertem, as crianças ainda esperam por nós. Seus familiares ainda confiam na gente. E nós, será que ainda acreditamos que basta ser professor? Ou será que já é tempo de aprender a ser educador? E enquanto isso, resta apenas lamentar, coitado do povo do meu lugar!!! Tão forte e tão lutador, o povo do meu interior. Que mesmo na exploração, sem escola e educação, continua batalhando pela vida, embaixo do escaldante sol do meu sertão.

Nenhum comentário: